Pular para o conteúdo

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentação e Manifestações Tradicionais foi criado no ano de 2011, por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento cientifico motivados pelo estudo da alimentação e das manifestações culturais como formas ricas de conhecimento da sociedade.

Os alimentos, as festas, as crenças, os hábitos, são expressões de manifestações culturais tradicionais, que retratam a cultura popular nos diferentes espaços e o significado da sua existência o torna singular, definidor muitas vezes de uma identidade constituída pelo sentimento de pertencimento ao lugar. Essas práticas proporcionam muitas vezes a consolidação de territórios, de lugares e de regiões por meio da difusão dos saberes peculiares que foram transmitidos por gerações nas comunidades em suas práticas simbolizadas nas comidas, no artesanato, nas celebrações e nas demais manifestações culturais. 

Para além das discussões vinculadas a cultura e a tradição o Grupam tem ampliado o escopo da pesquisa com os estudos e reflexões a respeito das questões relativas às Políticas Públicas de combate à pobreza e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional dentre as quais merecem destaque o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Soberania Alimentar tem sido estudada e discutida com a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis e sua relação com a agroecologia, a agricultura orgânica, a permacultura, a agricultura urbana e os sistemas agroflorestais. Além disso, no que se refere ao processamento de alimentos, temos aprofundado o debate sobre sistemas agroalimentares localizados sustentáveis e outras formas de proporcionar alimentação adequada e saudável para a população, independentemente de estratos socioeconômicos ou de localização em centros urbanos ou não.

A consolidação e o fortalecimento do GRUPAM se dá a partir da interação e intercâmbio com outros grupos de pesquisas na escala nacional e internacional na organização de eventos e participação dos seus integrantes em redes de pesquisadores e pesquisas com diversas instituições de ensino e pesquisa. Por meio de interlocuções com diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa nacionais e internacionais buscamos consolidar as linhas de pesquisa fundamentadas nas temáticas dos alimentos tradicionais, agroecológicos, orgânicos, patrimônio cultural material e imaterial, identidades, a segurança e soberania alimentar nutricional, a soberania alimentar e os estudos das manifestações culturais.